quarta-feira, 27 de março de 2013

Acompanhamento dos filhotes e registro de mais uma troca de casal

De 21 a 26 de março de 2013 foi realizado o terceiro campo do ano na Reserva bicudinho-do-brejo. Neste período foram acompanhados os filhotes anilhados em janeiro e fevereiro deste ano. Alguns dos filhotes ainda encontram-se próximos ao território dos pais, porém alguns já estão procurando locais para se estabelecer bem longe de onde nasceram ! Nesta etapa foi registrada mais uma troca de casal: o indivíduo 1 (macho do casal "Bambu I") agora encontra-se pareado com o indivíduo 32 ("Palmeirinha"). Neste campo contei com a ajuda de Olívia Suzuki, Leandro de Freitas Corrêa, Bianca Reinert e Ailton Degues. 


Indivíduo 1 (macho do casal "Bambu 1") fotografado nos arredores da sede da Reserva bicudinho-do-brejo. Foto: Carlos Gussoni.


Indivíduo 16 ("Coqueiro"). Foto: Carlos Gussoni.


Indivíduo 18 ("Difícil"). Foto: Carlos Gussoni.


Indivíduo 32 ("Palmeirinha"). Foto: Olívia Suzuki.


Olívia Suzuki e Leandro de F. Corrêa durante coleta de dados. Foto: Carlos Gussoni.


Equipe de trabalho durante o campo de março de 2013. Da esquerda para a direita: Olívia Suzuki, Leandro de F. Corrêa, Carlos Gussoni e Ailton Degues.


Sede da Reserva bicudinho-do-brejo. Foto: Carlos Gussoni.


Caxetal na entrada da Reserva bicudinho-do-brejo, onde se localiza o território dos indivíduos 16 ("Coqueiro") e 18 ("Difícil"). Foto: Carlos Gussoni.


Vista do mirante da Reserva bicudinho-do-brejo. Foto: Carlos Gussoni.

sábado, 16 de março de 2013

Estudando a maria-da-restinga em Santa Catarina

Entre os dias 05 e 13 de março de 2013 foi realizada uma etapa de campo no município de São Pedro de Alcântara (SC) com o objetivo de estudar uma das populações de maria-da-restinga em altitudes superiores a 300m. Foram coletados dados sobre a biologia de 14 indivíduos (localizados entre 300 e 400m alt.), com foco no comportamento de forrageamento da espécie no local. Na área de estudo, a maria-da-restinga ocorre em simpatria com mais duas espécies do gênero Phylloscartes: a maria-pequena (Phylloscartes sylviolus) e a borboletinha-do-mato (Phylloscartes ventralis). Neste campo contei com a ajuda de Eliziane G. Oliveira. 


Indivíduo de maria-da-restinga fotografado a cerca de 350m de altitude no município de São Pedro de Alcântara, SC. Foto: Carlos Gussoni.


Indivíduo de maria-da-restinga encontrado a cerca de 350m de altitude no município de São Pedro de Alcântara, SC. Foto: Carlos Gussoni.


Outro indivíduo de maria-da-restinga fotografado a cerca de 350m de altitude no município de São Pedro de Alcântara, SC. Foto: Carlos Gussoni.

Ambiente de ocorrência da maria-da-restinga no município de São Pedro de Alcântara, SC. Foto: Carlos Gussoni.


Detalhe do ambiente de ocorrência da maria-da-restinga no município de São Pedro de Alcântara, SC. Foto: Carlos Gussoni.


Trecho de estrada onde foram localizados dois casais de maria-da-restinga (São Pedro de Alcântara, SC). Foto: Carlos Gussoni.


Jequitiranabóia (Fulgoridae) encontrada na área de estudo. Foto: Carlos Gussoni.


Equipe de trabalho em São Pedro de Alcântara, SC.