terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Procedimentos de campo

Durante os anilhamentos dos indivíduos são coletados inúmeros dados sobre a espécie: massa corpórea, mudas de penas, presença/ausência de placa de incubação, ectoparasitas, entre outros. As fotos abaixo ilustram alguns dos procedimentos durante e após a captura dos indivíduos.


Indivíduo de maria-da-restinga sendo retirado da rede-de-neblina. Foto: Fabio Akashi Hernandes.


Maria-da-restinga macho sendo anilhado. Foto: Fabio Akashi Hernandes.


Verificação de mudas de rêmiges (penas da asa) em um macho de maria-da-restinga. Foto: Fabio Akashi Hernandes.


Retirada de amostra de sangue de um macho de maria-da-restinga para sexagem. Foto: Fabio Akashi Hernandes.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Sexagem dos indivíduos

Hoje foram divulgados os resultados das sexagens dos indivíduos anilhados em janeiro. Foram capturados 9 machos e 9 fêmeas, sendo que na Reserva bicudinho-do-brejo foram capturados 8 machos e 7 fêmeas.


Macho de maria-da-restinga capturado na Reserva bicudinho-do-brejo. Foto: Carlos Gussoni.


Fêmea de maria-da-restinga (forma um casal com o indivíduo da foto acima) fotografada na Reserva bicudinho-do-brejo. Foto: Carlos Gussoni.

Resultado da sexagem do indivíduo acima.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Área de estudo

O presente projeto está sendo executado na Reserva bicudinho-do-brejo, localizada nos arredores do Parque Natural Municipal da Lagoa do Parado (onde também são coletados dados adicionais), no município de Guaratuba, PR. A Reserva, que em breve irá se tornar uma RPPN, tem aproximadamente 35ha e está aberta para pesquisas, mediante contato com seus administradores.


 Vista da sede da Reserva bicudinho-do-brejo. Foto: Carlos Gussoni.


Vista do mirante da reserva. Foto: Carlos Gussoni.


Vista geral da Reserva bicudinho-do-brejo (ao fundo, o Parque Natural Municipal da Lagoa do Parado). Foto: Carlos Gussoni.


Sede da Reserva bicudinho-do-brejo. Foto: Carlos Gussoni.

domingo, 22 de janeiro de 2012

Anilhamento dos indivíduos

Do dia 11 ao 20 de janeiro de 2012 foi realizada uma campanha de anilhamento dos indivíduos de maria-da-restinga na Reserva bicudinho-do-brejo, localizada no município de Guaratuba, PR. Foram anilhados 15 indivíduos na reserva e 3 no Parque Natural Municipal da Lagoa do Parado.  Após os anilhamentos, foram coletados dados sobre o território  destas aves e novas informações sobre o comportamento da espécie. Foram retiradas amostras de sangue para sexagem dos indivíduos e, em breve, serão divulgados os resultados das análises. Neste campo contei com o auxílio dos amigos Ailton Degues, Bianca Reinert, Daiane Sobotka, Fabio Akashi Hernandes, Leandro Corrêa, Leandro de Freitas Corrêa e Marcos Bornschein.


Indivíduo adulto de maria-da-restinga anilhado nos arredores da sede da Reserva bicudinho-do-brejo. Foto: Carlos Gussoni.


Indivíduo de maria-da-restinga anilhado próximo à sede da Reserva bicudinho-do-brejo. Foto: Carlos Gussoni.


Indivíduo de maria-da-restinga anilhado em uma das trilhas da Reserva bicudinho-do-brejo. Foto: Carlos Gussoni.

sábado, 7 de janeiro de 2012

Quem é a maria-da-restinga ?


A maria-da-restinga (Phylloscartes kronei) é uma espécie de ave da família Rhynchocyclidae descrita em 1992 pelos pesquisadores Edwin Willis e Yoshika Oniki. É classificada como ameaçada de extinção globalmente, no Brasil e nos estados de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. Distribui-se desde o litoral sul do estado de São Paulo até o nordeste do Rio Grande do Sul, habitando preferencialmente as áreas de restinga (Foto: Carlos Gussoni).